Av. Saturnino de Brito, 1112
Porto Alegre - RSFones: (51) 3381-3787 (51) 3381-9558INMETRO CRI Nº: 5902

Conversão para GNV

A conversão do veículo para o uso de GNV consiste na instalação de um Kit que permite armazenar o Gás e fornecer a quantidade de combustível correta para o motor funcionar a GNV. A instalação do Kit não altera a originalidade do veículo, sendo que o mesmo ainda pode rodar a gasolina, bastando selecionar o combustível desejado através da Chave Comutadora instalada no painel. Dessa forma, o carro torna-se bi-combustível, podendo ainda, no caso dos carros Flex, utilizar etanol ou gasolina.

Os Kits são, em sua maioria, italianos, sendo que a maior parte dos componentes é importada. Mesmo assim, as maiores fábricas italianas já tem suas montadoras e representantes no Brasil há muitos anos, o que facilita muito a obtenção de treinamentos e peças necessárias para a manutenção dos equipamentos. Além disso, muitas peças são intercambiáveis, o que permite ao instalador selecionar a melhor configuração para cada veículo, promovendo melhor desempenho e durabilidade dos componentes.

A Komgás GNV instala os Kits das marcas LandiRenzo e Lovato, ambas Italianas com componentes importados e montadora instalada no Brasil há mais de 10 anos. Ambos Kits são fornecidos pela mesma fábrica, pois a LandiRenzo comprou a Lovato a alguns anos atrás e absorveu toda tecnologia para incrementar a gama de componentes disponíveis. Ambos Kits são TOP DE LINHA, com componentes de alta qualidade e durabilidade.



Gerações de Kits

A tecnologia do Gás Natural Veicular existe há mais de 40 anos, tendo seu berço na Itália. Com a modernização dos motores dos veículos, o advento da injeção eletrônica, a utilização de catalisador para diminuir a emissão de poluentes e dos veículos Flex, os Kits GNV tiveram que ser atualizados para serem aplicados em novas tecnologias. Essas atualizações dividiram os Kits em GERAÇÔES, sendo que a 1ª Geração é aplicada em veículos a Carburador. A 2ª Geração é para aplicação em veículos com injeção eletrônica, sem catalisador. A 3ª Geração é para aplicação em veículos com injeção eletrônica e catalisador, podendo ser aplicada, alternativamente, em veículos Flex, com a adição de controle Lambda para selecionar o uso de álcool ou gasolina. A 4ª Geração já utiliza a Injeção Eletrônica de GNV, mas com apenas 1 bico, e seu uso foi descontinuado. Na 5ª Geração, a mais atual, o GNV é injetado diretamente no motor, com a utilização de 1 bico por cilindro, assim como na injeção original, e seu controle é totalmente eletrônico via sofware.

A Komgás GNV recomenda a instalação do Kit de 5ª Geração para a maioria dos veículos, por ser o mais atual e proporcionar melhor desempenho e economia, contribuindo, ainda, com a menor emissão de poluentes possível, pois o gás é fornecido para o motor na quantidade exata.

Confira abaixo qual a melhor geração de equipamento para seu veículo, com o detalhamento dos componentes de cada Kit.


Kit GNV de 3ª Geração

O Kit GNV de 3ª Geração é recomendado para veículos equipados com injeção eletrônica e catalisador e que não sejam Flex. Nesse Kit, o gás é fornecido ASPIRADO pelo motor, através do Misturador instalado antes da borboleta do motor. Todo seu funcionamento é eletro-mecânico, com cancelamento eletrônico dos bicos da gasolina para evitar a mistura dos combustíveis durante o funcionamento do motor. A seleção do combustível desejado é feita através da Chave Comutadora, instalada no painel do veículo. É possível selecionar entre funcionamento a Gasolina, Automático(partida a Gasolina e passagem para o GNV automaticamente na primeira aceleração) e partida direto no GNV. A Chave Comutadora também demonstra o nível do GNV, permitindo o controle de quanto GNV ainda está disponível para rodar. No caso da falta de GNV, a passagem para a Gasolina é manual, selecionada diretamente na Chave Comutadora. Abaixo, pode-se ver o diagrama da instalação dos componentes do Kit de 3ª Geração com suas respectivas funções. Passe o mouse sobre os PONTOS VERDES para visualizar cada componente:

Componentes do Kit 3ª Geração
Redutora de GNV

REDUTORA DE PRESSÃO

A válvula Redutora de Pressão é o coração do equipamento, responsável por reduzir a pressão fornecida pelo cilindro até a pressão de fornecimento do gás para o motor. É onde está a regulagem do equipamento e é pré-aquecida pela água do motor para evitar o congelamento pela passagem do gás e para fornecer o gás na temperatura ideal de queima.

Misturador GNV

MISTURADOR

O misturador ou mesclador é o componente responsável por misturar o gás fornecido pela válvula redutora com o ar, em proporção correta, para dentro do motor. Esse componente é dimensionado para cada carro e motor e sua correta aplicação influencia diretamente no desempenho e na economia de combustível.

Tubo GNV

TUBO DE ALTA PRESSÃO

Fabricado em aço sem costura, sob rígidas normas de segurança, o tubo de alta pressão é responsável por transportar o gás do cilindro, instalado no porta-malas, até a válvula redutora, instalada no compartimento do motor. O tubo é instalado embaixo do carro, normalmente alojado junto a tubulação do freio, pois é onde fica mais protegido contra batidas e intempéries.

Simulador/Emulador de Bicos

SIMULADOR DE BICOS

O simulador de bicos tem, basicamente, 2 funcões: cancelar eletronicamente os bicos do veículo para evitar a mistura de combustíveis durante o funcionamento do motor; e simular a presença dos bicos para a central do veículo não detectar esse cancelamento e acender a lâmpada de anomalia no painel.

Chave Comutadora GNV

CHAVE COMUTADORA

A chave comutadora é instalada no painel do veículo e permite a seleção do combustível desejado, entre Gasolina, Automático ou somente GNV. Possui leds para visualização do nível de Gás.

Cilindro GNV

CILINDRO DE GNV

Fabricado sob as mais rígidas normas de segurança, em Aço/Cromo/Molibdênio, o cilindro de GNV é responsável por armazenar o Gás a ser fornecido para o motor do carro. A pressão de armazenamento é de 220bar(cerca de 3300lbs/pol²). É projetado para suportar até 150% da pressão de abastecimento, tornando-se altamente seguro. Os cilindros são fornecidos em tamanhos de 6,5m³ até 30m³, podendo ser instalados em pares, trios, etc.

Válvula de Abastecimento de GNV

VÁLVULA DE ABASTECIMENTO

A válvula de abastecimento é onde o frentista do posto coloca o bico de abastecimento para recarregar o gás no cilindro do carro. É fabricada em latão forjado sob rígidas normas de segurança. Normalmente é instalada no compartimento do motor, mas também pode ser instalada junto a tampa do tanque de gasolina do carro, quando possível, ou solicitado pelo cliente.


Kit GNV de 5ª Geração

O Kit GNV de 5ª geração é recomendado para a maioria dos veículos atuais, Flex ou não, equipados com injeção eletrônica de combustível. Nesse Kit, o gás é fornecido INJETADO para o motor através de bicos injetores dedicados para o Gás. Assim como na injeção eletrônica do veículo, o gás é fornecido diretamente para dentro do motor, na quantidade exata para cada regime de aceleração, contribuindo para o melhor desempenho e economia de combustível. Todo seu funcionamento é eletrônico, controlado pela Central de Comando, e a regulagem é feita via software, com calibragem automática para cada veículo. Pode ser retirado e re-instalado em qualquer carro atual, sem necessidade de troca de componentes, apenas reprogramação da Central. O sistema é inteligente e monitora a temperatura do motor. Enquanto o motor estiver frio, o sistema mantém o carro na gasolina até atingir 40 graus. Assim que essa temperatura é atingida, o sistema passa automaticamente para o GNV, sem a necessidade da intervenção do usuário. É possível a seleção manual do combustível, se desejado, através da Chave Comutadora instalada no painel do veículo. Em funcionamento normal, não é necessária qualquer intervenção, pois o sistema seleciona automaticamente o combustível, inclusive passando automaticamente para a Gasolina no caso de falta de GNV. É o sistema mais atual, mais econômico e com o melhor desempenho. Abaixo, pode-se ver o diagrama da instalação dos componentes do Kit de 5ª Geração com suas respectivas funções. Passe o mouse sobre os PONTOS VERDES para visualizar cada componente:

Componentes do Kit de 5ª Geração
Central de Comando

CENTRAL DE COMANDO

A central de comando é o cérebro do sistema de 5ª Geração, sendo responsável por coletar dados e acionar os Bicos Injetores para fornecer a quantidade exata de combustível para o motor. A central é programável e toda calibração é feita via software no momento da instalação.

Bicos Injetores de GNV

BICOS INJETORES

Assim como os bicos injetores de gasolina, os bicos do gás são responáveis por fornecer a quantidade exata de combustível para o motor. Os bicos são acionados pela Central de Comando do GNV. É instalado 1 bico para cada cilindro do motor, sendo 4 bicos para a maioria dos veículos.

Chave Comutadora GNV

CHAVE COMUTADORA

A chave comutadora é instalada no painel do veículo e permite a visualização do estado do sistema, se está na gasolina ou GNV, bem como o nível de gás disponível, através de leds. Também permite a comutação para gasolina ou GNV através do botão "touch" no centro da chave.

Válvula Redutora de Pressão

REDUTORA DE PRESSAO

A válvula redutora de pressão é responsável por reduzir a pressão fornecida pelo cilindro de GNV até a pressão para acionamento dos bicos injetores. Sua função é manter a pressão constante nos bicos injetores, não importando qual a pressão está disponível no cilindro de GNV.

Tubo GNV

TUBO DE ALTA PRESSÃO

Fabricado em aço sem costura, sob rígidas normas de segurança, o tubo de alta pressão é responsável por transportar o gás do cilindro, instalado no porta-malas, até a válvula redutora, instalada no compartimento do motor. O tubo é instalado embaixo do carro, normalmente alojado junto a tubulação do freio, pois é onde fica mais protegido contra batidas e intempéries.

Filtro de GNV

FILTRO DE GNV

O filtro é responsável por reter qualquer impureza para que não danifique os bicos injetores. Recomenda-se a troca a cada 30.000Km.

Cilindro de GNV

CILINDRO DE GNV

Fabricado sob as mais rígidas normas de segurança, em Aço/Cromo/Molibdênio, o cilindro de GNV é responsável por armazenar o Gás a ser fornecido para o motor do carro. A pressão de armazenamento é de 220bar(cerca de 3300lbs/pol²). É projetado para suportar até 150% da pressão de abastecimento, tornando-se altamente seguro. Os cilindros são fornecidos em tamanhos de 6,5m³ até 30m³, podendo ser instalados em pares, trios, etc.

Válvula de Abatecimento de GNV

VÁLVULA DE ABASTECIMENTO

A válvula de abastecimento é onde o frentista do posto coloca o bico de abastecimento para recarregar o gás no cilindro do carro. É fabricada em latão forjado sob rígidas normas de segurança. Normalmente é instalada no compartimento do motor, mas também pode ser instalada junto a tampa do tanque de gasolina do carro, quando possível, ou solicitado pelo cliente.


Variador de Avanço

O variador de avanço é uma central eletrônica instalada independente do sistema de alimentação de combustível do Kit GNV, isto é, ela não atua para o fornecimento de combustível, mas sim após o fornecimento, alterando o momento de faísca da vela do motor para o GNV, que não é o mesmo da gasolina/álcool, garantindo a queima completa do gás no interior do motor, aumentando a potência e economia. Sua instalação é recomendada na maioria dos veículos e já é fornecido junto com o Kit de 3ª e 5ª Gerações. Entretanto, muitos instaladores não instalam o Variador de Avanço, com o intuito de baratear o custo da conversão, o que acarreta em perda de potência e alto consumo de GNV. Se você já possui GNV em seu veículo e o mesmo apresenta muita perda de potência, provavelmente este componente está faltando no Kit, ou está danificado. Entre em contato com a Komgás que verificamos a instalação do Variador em seu Kit GNV de qualquer marca.

Variador de Avanço AEB Cobra

Garantia

Todos os Kits oferecem 1 ano de Garantia de fábrica, o que inclui qualquer serviço de ajuste, troca de peças, consultoria e regulagem.


Sulgás Instaladora NOTA 10

Galeria

Veículos Convertidos


Galeria de Fotos

Confira a galeria de veículos convertidos pela Komgás GNV


Leia Mais